Como funciona a entrevista do Visto Americano?

A entrevista do visto americano, ou entrevista consular, é uma etapa decisiva na aprovação do visto.
Foto de R.D. Smith na Unsplash

A entrevista do visto americano, ou entrevista consular, é uma etapa decisiva na aprovação do visto. Portanto, é comum que viajantes inexperientes tenham muitas dúvidas sobre o processo e se sintam inseguros para obter um bom resultado na entrevista.

Pensando nisso, escrevemos aqui, tudo o que você precisa saber sobre a entrevista do visto americano.

Como agendar a entrevista do visto americano?

Para poder agendar a entrevista consular, você deve antes, iniciar a solicitação do visto americano. Após o preenchimento do formulário DS-160 e pagamento da taxa MRV, você poderá agendar a sua entrevista no Consulado Americano. O agendamento deve ser feito no site oficial de Informação de Agendamento de Visto de Não Imigrante da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Onde será feita a entrevista?

Para a entrevista do visto americano, você deverá comparecer presencialmente em um Consulado dos Estados Unidos no Brasil.

Quais cidades no Brasil possuem um Consulado Americano?

As cidades que possuem um Consulado Americano, são:

  • Porto Alegre
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Recife
  • Brasília

Itens proibidos no Consulado Americano

Conforme descrito no site da Embaixada Americana no Brasil, alguns itens são proibidos no Consulado Americano:

Por razões de segurança, solicitantes de visto e cidadãos americanos não são autorizados a entrar na Embaixada ou nos Consulados com telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos (incluindo, entre outros, smartwatches, dispositivos de monitoramento de atividades, como fitbits, tablets, laptops, e outros dispositivos de gravação). Bolsas (com exceção de uma bolsa pequena ou equivalente), também não são permitidas. Todos os visitantes e itens estão sujeitos a uma vistoria completa.

Sobre a entrevista:

A entrevista do visto americano é uma forma de esclarecer as suas intenções ao ir para os Estados Unidos. É importante que o entrevistador entenda que você tem motivos para retornar ao seu país de origem e não se tornará um imigrante ilegal. Portanto, você deve comprovar seus vínculos com o Brasil, através de relações de trabalho, família e posse de bens no Brasil.

Outro fator importante é deixar claro o propósito da sua viagem e que você possui condições financeiras de arcar com todos os custos envolvidos.

Você deve lembrar que a entrevista é uma forma de validar as informações que foram preenchidas no formulário DS-160, responda as perguntas de forma sucinta. Respostas longas demais ou pouco objetivas podem gerar desconfiança e incertezas sobre a razão pela qual você está aplicando o visto.

Quais documentos levar na entrevista do visto americano?

Seu passaporte válido e as cópias impressas das páginas de confirmação do formulário DS-160 e agendamento da entrevista são obrigatórios.

Além disso, comprovantes de renda e documentos que comprovem seus vínculos no Brasil podem ser solicitados para validar alguma informação dada anteriormente.

Preciso me comunicar em inglês durante a entrevista?

Não. Mesmo que os oficiais consulares sejam todos americanos, eles se comunicam perfeitamente em português.

No entanto, se você estiver solicitando um visto para estudar nos Estados Unidos, é possível que você seja questionado sobre o seu nível de inglês. Não se preocupe e fale a verdade, pois a intenção aqui provavelmente será validar o propósito da sua viagem. Afinal, se você não sabe absolutamente nada de inglês, a justificativa de uma viagem de estudos pode se tornar suspeita.

A entrevista consular é obrigatória ou existe alguma isenção?

Para a primeira solicitação do visto americano, somente estão isentos da entrevista menores de 14 anos e maiores de 79 anos, salvo algumas exceções.

Pedidos de renovação do visto americano, em sua grande maioria, também estão isentos de entrevista.

Tempo de espera para a entrevista do visto americano

O tempo de espera para que você possa realizar a entrevista, varia de um Consulado para outro. Atualmente, de 4 a 9 meses.

Se você estiver com pressa, pode valer a pena viajar até outra cidade com uma fila menor, já que o tempo de espera pode mais do que duplicar de um Consulado para outro.

Entrevista de emergência

É possível solicitar uma entrevista de emergência, caso o motivo da sua solicitação de visto se encaixe em alguma das circunstâncias descritas pelo Consulado Americano.

  • Morte imediata de um parente, doença grave ou acidente com risco de vida ocorrendo nos Estados Unidos.
  • Tratamento médico urgente para o requerente ou para seu filho menor de idade.
  • Um requerente para o visto de estudante ou intercâmbio (F/M/J) cujo I-20 ou DS-2019 tenha uma data inicial que ocorra antes do que a primeira entrevista disponível para visto.
  • Uma necessidade inesperada de viajar para os Estados Unidos para finalidades comerciais urgentes que estejam ocorrendo dentro de 10 dias após a primeira entrevista para visto disponível.
  • Uma visita inesperada que seja de expressiva importância cultural, política, jornalística, esportiva ou econômica e que esteja ocorrendo dentro de 10 dias após a primeira entrevista para visto disponível.

Antecipar a entrevista

A antecipação é possível devido aos cancelamentos e reagendamentos de entrevistas, liberando datas anteriores ao período previsto. Também é possível que o Consulado Americano disponibilize novas datas sem aviso prévio. Falamos mais sobre antecipação de entrevista neste artigo aqui.

Como a Bunker pode ajudar na entrevista do visto americano?

Nós descomplicamos o processo da entrevista consular para que você tenha um bom desempenho e conquiste a aprovação do visto americano.

Auxílio com a documentação solicitada

Nós agendamos a sua entrevista e verificamos a sua documentação para que esteja tudo de acordo com o que foi solicitado. Aqui na agência, fazemos a sua foto 5×5 dentro do padrão exigido.

Videochamadas de preparo para a entrevista

Nossos profissionais irão se conectar com você para esclarecimento de dúvidas, auxílio de postura e dicas sobre a entrevista.

Treinamento pré-entrevista na agência (Porto Alegre)

A Bunker está localizada em frente ao Consulado Americano de Porto Alegre. Assim, você pode se preparar minutos antes da entrevista sem correr o risco de chegar atrasado. Além disso, você pode utilizar nosso serviço de guarda-volumes, já que alguns itens, como celular, são proibidos no Consulado.

Antecipação da entrevista do visto americano

Temos profissionais monitorando o sistema de agendamento do Consulado Americano em diferentes horários e dias da semana. Assim podemos encontrar uma data com um menor tempo de espera e que seja adequada para você.


Você quer garantir um bom desempenho na Entrevista do visto americano? Entre em contato e saiba mais!

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Em frente ao Consulado Americano de Porto Alegre, a Bunker te dá suporte completo para que você tenha o visto americano aprovado. Entre em contato e saiba mais!

logo bunker
Primeira agência do Brasil localizada em frente ao Consulado Americano
logoBranco.png